Abordamos, em mais um artigo Simplify Factor, um tópico concreto das formas alternativas de remuneração de trabalho, como são os subsídios de refeição, de residência, para estudos e outros prémios de rendimento, produtividade e semelhantes.
ATRIBUIÇÃODE VIATURAS A COLABORADORES PARA USO PESSOAL VS USO PROFISSIONAL EXCLUSIVAMENTE
Quando uma empresa pensa em atribuir viaturas aos seus colaboradores para uso profissional, sem outro tipo de acordo, é importante considerar custos com a frota, aos impostos que terá que suportar, os veículos onde é possível obter mais benefícios, as despesas que podem ser deduzidas no IRC, entre outros gastos que a entidade empregadora terá de suportar.
Nota: Os veículos elétricos oferecem mais benefícios fiscais que os movidos a gasóleo ou gasolina.
Ao atribuir a viatura para uso pessoal, com um acordo com o colaborador, este poderá constituir um rendimento em espécie, servindo como ajuste à retribuição auferida pelo colaborador designada, atualmente, como Car Allowance.
Além de ser uma vantagem na hora do ajuste salarial – ao partir de um espetro totalmente diferente ao aumento salarial direto – também é um benefício valorizado e muitas vezes associado ao estatuto da função, muito importante até na atração e na retenção de talento.
Exemplo: quando o valor das viaturas é superior a 35 mil euros, a data da matrícula é recente, e a Tributação Autónoma é aplicada a 35%, fazer um acordo por escrito com o trabalhador para que este utilize a viatura na sua vida pessoal pode ser mais vantajoso, pois irá diminuir a carga fiscal que a sua empresa teria que suportar.
Para saber mais e outros conselhos importantos para aumentar a felicidade e fidelidade do talento na sua empresa, de modo fiscal e financeiramente eficiente, contacte-nos para o +351 210 180 301 ou envie email para geral@simplifyfactor.pt e agende já a sua reunião.