ROI

ROI: Retorno ao Investimento

A sua empresa está pronta para fazer uma grande compra – uma frota de automóveis, uma peça de equipamento de fabrico, um novo sistema informático. Mas antes de alguém passar um cheque, precisa de calcular o retorno do investimento (ROI), comparando os benefícios esperados com os custos. Analisar o ROI nem sempre é tão simples como parece e há um erro que muitos gestores cometem: confundir dinheiro em caixa e lucro.

Esta é uma distinção importante porque se confundir lucro com dinheiro nos seus cálculos do ROI, é provável que mostre um retorno muito melhor do que se pode esperar na realidade. Por isso, tenha em mente: O lucro não é a mesma coisa que o dinheiro real, que o fluxo de caixa existente, nem significa que o mesmo se mantenha positivo.

O lucro aparece na declaração de resultados de uma empresa. Indica o que resta depois de todos os custos e despesas serem subtraídos das receitas da empresa. Mas não está diretamente relacionado com dinheiro.

Por exemplo, “receitas” não é um número baseado em dinheiro: Uma empresa pode registar receitas sempre que envia um bem ou entrega um serviço a um cliente, quer o cliente tenha pago ou não a fatura. Alguns desses custos e despesas também não são baseados em dinheiro. As declarações de rendimentos incluem quase sempre uma dedução para depreciação de bens de capital.

As transações em numerário, entretanto, aparecem na demonstração de fluxos de caixa. Essa declaração regista dinheiro gerado pelas operações de uma empresa e dinheiro gasto nessas operações; dinheiro gasto em bens de capital (e dinheiro gerado pela venda de bens de capital); e dinheiro recebido de, ou pago a emprestadores e acionistas.

Um erro comum na análise do ROI é comparar o investimento inicial, que é sempre em dinheiro, com o retorno medido pelo lucro ou (em alguns casos) pela receita. A abordagem correta é sempre utilizar o fluxo de caixa – o montante real de dinheiro que entra e sai de um negócio ao longo de um período de tempo.

Assim sendo o que é o ROI?

O Retorno do Investimento (ROI) é um cálculo para determinar o desempenho de um determinado investimento ou série de investimentos.

Compreender o ROI é incrivelmente crucial em quase todos os aspectos do negócio, uma vez que é um Indicador de Desempenho Chave (KPI) de se uma determinada acção é ou não rentável.

Agora, é importante notar o que queremos dizer quando usamos aqui o termo “investimento”.

Um investimento pode ser uma campanha publicitária paga específica, o seu website, o stand da sua empresa, ou qualquer outro meio em que esteja a gastar dinheiro para obter mais exposição.

Pode também incluir a compra de equipamento específico para ajudar a sua empresa a aumentar o volume de vendas.

Agora, queremos esclarecer um pouco.

Para efeitos deste guia, não estamos a falar de investimentos financeiros, como acções ou obrigações. Mas a ideia continua a ser verdadeira também para esses artigos.

Porque é que o ROI é importante para as empresas?

O ROI é importante para as empresas porque mostra se a organização está ou não a ganhar dinheiro com os vários elementos em que estão a gastar capital.

Se uma empresa tem um retorno negativo sobre o investimento, pode ser vista como arriscada ou não lucrativa.

Da mesma forma, um ROI positivo pode sinalizar crescimento e dinâmica ascendente.

Eis então quatro ideias de como analisar o ROI:

Determinar o desembolso inicial de dinheiro

Normalmente, esta é a parte mais simples da análise. Basta somar todos os custos do investimento. Isto inclui itens como custos de equipamento, custos de envio, custos de instalação, custos de arranque, formação para as pessoas envolvidas, etc. Tudo o que entra para o arranque e funcionamento do projeto tem de fazer parte das suas despesas iniciais de dinheiro.

Se estiver apenas a comprar uma máquina nova, é bastante fácil estimar todos os custos. Um projeto ou iniciativa que provavelmente demore vários meses será mais difícil.

Preveja os fluxos de caixa do investimento

 Este passo é a parte mais difícil. É necessário estimar o dinheiro líquido que o investimento irá gerar, permitindo variáveis como o aumento do capital de exploração, alterações nos impostos, ajustamentos para despesas não monetárias, e assim por diante. Colocar os fluxos de caixa num calendário permitir-lhe-á estimar os retornos ano a ano ou mesmo mês a mês. A maior parte do seu tempo será gasto nesta etapa. É onde o departamento financeiro da sua empresa fará as perguntas mais difíceis e examinará as suas estimativas e suposições com o maior cuidado.

Determine o retorno mínimo exigido pela sua empresa

 A taxa mínima de retorno é muitas vezes chamada de taxa de dificuldade, e é determinada pelo departamento financeiro da sua empresa. As empresas podem ter mais do que uma taxa de obstáculo, dependendo do risco envolvido nos investimentos propostos. As pessoas do departamento financeiro determinam as taxas de obstáculos analisando o custo de capital da empresa, o risco envolvido num determinado projeto e o custo de oportunidade de renunciar a outros investimentos.

Avaliar o investimento

Esta é a etapa final. Pode utilizar um ou mais de quatro métodos de cálculo do ROI: payback, valor atual líquido, taxa interna de retorno, e índice de rentabilidade.

Limitações ao ROI

Existem também certas limitações do ROI:

Ignorar o valor temporal do dinheiro

O retorno do investimento não inclui o valor temporal do dinheiro. O projeto não pode proporcionar qualquer lucro se considerarmos o valor temporal do dinheiro. O investimento que gera lucro a longo prazo terá mais vantagens enquanto não proporcionar menos lucro aos investidores.

Cálculo diferente

Empresas diferentes podem utilizar componentes diferentes para calcular o retorno do investimento. Algumas podem utilizar a margem bruta e outras utilizar o ganho do investimento em vez do lucro.